Tecnologia: a ferramenta da vez!

Cada setor da economia talvez tenha uma palavra que o defina. Um dos adjetivos que melhor definem o agro é o COMPROMETIMENTO. 

2020 é um ano para ser lembrado. Nos cafezais, tivemos uma dinâmica desafiadora com os desdobramentos do COVID-19: a ameaça da possibilidade de falta de mão de obra para a colheita que estava prestes a se iniciar. Com um ajuste aqui e ali, tudo deu certo. Colhemos uma safra de ótima qualidade, bom rendimento e bons preços. E como fizemos isso? Qual foi a ferramenta mais importante para o setor manter seu comprometimento? Na nossa visão, foi a tecnologia.

Em poucos momentos da nossa história, como humanidade, estivemos tão conectados uns aos outros. Embora distantes fisicamente, as pessoas descobriram na tecnologia, em especial nas reuniões virtuais, uma forma de dividir conhecimento de modo mais prático, ágil e assertivo. 

A tecnologia será, sem dúvidas, o próximo impulsionador de ganhos no campo, e isso virá de duas formas: produção e gestão. Na produção, com o aumento de produtividade das lavouras, com hardware e IA (inteligência artificial) que já ajudam o produtor a usar melhor os recursos que tem disponível, sejam eles água, adubos, pesticidas, maquinário, etc. Na gestão, o impulso de ganhos virá pela otimização de processos, melhoria do acesso a recursos que antes o produtor não contava ou que eram muito difíceis de serem manejados, como financiamentos, sistemas de gestão, compra e venda de insumos e da própria safra.

A Caffeex faz parte dessa revolução. Uma plataforma digital, independente, que ajuda o cliente a distribuir seus lotes por uma rede de compradores e vendedores de todo o país, dando ao trader/produtor maior capilaridade comercial, segurança jurídica, praticidade e agilidade para aproveitar os melhores momentos de compra e venda.

A adoção de tecnologia já mudou nosso cotidiano de maneira definitiva. No Agro não ia ser diferente.