Prontos para 2021?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O ano de 2020 foi difícil. É inegável isso, e não penso que 2021 será um ano muito diferente. Ainda temos um longo caminho a percorrer até que tudo passe. Mas uma coisa é certa: temos uma nova dinâmica de mundo.
 

Fazendas que bateram recorde de tempo de colheita com menos mão-de-obra, escritórios que passaram a trabalhar fulltime em home office, empresas de investimento que investiram em novos negócios sem nunca conhecer pessoalmente os fundadores. São incontáveis os exemplos de novas dinâmicas. No mercado de café, tivemos uma evolução sem precedentes em várias áreas, mas acredito que duas merecem destaque: comercialização e relacionamento.
 

Nada substitui o aperto de mão, todos sabemos disso. Mas de agora em diante, as feiras, os eventos, os encontros, sempre terão a opção da interação virtual. E isso é ótimo, porque traz inclusão, permite que mesas de negócios do outro lado do mundo sejam “frequentáveis” por quem não tem recursos para viajar e traz novos players à luz, dando espaço ilimitado ao que antes precisava caber em um galpão de exposições. 
 

O mesmo aconteceu com a comercialização. Assim como as pessoas, as amostras de cafés também passam a não ter a obrigatoriedade de estar fisicamente na mesa do comprador / vendedor no ato do negócio, o que dinamiza as relações comerciais. Com ferramentas digitais como as desenvolvidas pela Caffeex, que incluem o Marketplace e a Plataforma de Leilões, comprador e vendedor podem estar separados por um continente, e ainda assim conseguem interagir de forma segura e rápida.
 

Evoluir não significa esquecer o anterior, mas sim usá-lo como base para algo novo, melhor. Velho e novo podem coexistir nesse processo, um não exclui o outro.
 

Thales Consentine – Caffeex Tecnologia