GPS ou Waze? Como conduzimos nossos negócios?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Recentemente escutei o publicitário Walter Longo, no podcast CBN Profissional, fazer uma reflexão interessante que vale a pena compartilhar aqui. É uma analogia entre como conduzimos nossos negócios e sistemas de navegação, onde deveríamos gerir nossas empresas como o app Waze e não como um GPS tradicional. A ideia é simples: um GPS leva alguém do ponto A ao ponto B, sem ajustes de rota, enquanto que o Waze faz ajustes conforme o caminho é percorrido, sempre otimizando o trajeto com o passar do tempo e utilizando para isso o que acontece ao redor do caminho traçado.

Deveríamos planejar a gestão dos nossos negócios da mesma forma. Hoje, mais do que nunca, vivemos um cenário de total incerteza quanto a vários aspectos dos nossos businesses: logística, mercado consumidor, fluxo de caixa, compra de suprimentos etc. Saber fazer ajustes e conhecer alternativas que encaixem na operação das nossas fazendas, armazéns, mesas de trading, etc, nos coloca em vantagem competitiva e nos permite ser mais flexíveis e adaptativos, dando mais chances para o sucesso.

Este ano passamos por vários ajustes: a alta nos preços do café no final do ano pegou muita gente de surpresa; depois, com a chegada do surto de COVID-19, todo o planejamento da colheita foi por água abaixo, forçando um novo plano a poucas semanas do início da safra. Recentemente, temos visto armazéns operando com capacidade máxima, houve falta de caminhões para transporte e muitos operadores se viram fazendo turnos extras para dar conta do recado e escoar a safra.

Temos que estar atentos, sempre. Na comercialização não é diferente. Preços hoje estão batendo novos recordes, e ter opções na hora de negociar pode ser a diferença entre participar de uma alta e colocar o produto no mercado ou, ficar sem vender. É exatamente isso que a Caffeex se propõe a fazer: distribuir lotes e dar liquidez aos seus clientes.

Seja para dentro ou para fora da porteira, ser flexível na gestão pode ser a diferença entre chegar ao destino ou ficar pelo caminho.

Thales Consentine – Caffeex Tecnologia